Notícias

INFORMATIVO PECUÁRIA

Desmama e Avaliação de Sobreano

sexta, 10 de outubro de 2014 às 21h00

Entrada dos animais no Confinamento

Foto por: Renan Maciel

Entrada dos animais no Confinamento

Há 15 anos desenvolvendo a raça Brangus, cada vez mais os produtos da genética Sapé Agro passam a figurar entre os principais do estado do Mato Grosso do Sul. Esse resultado é proveniente do esforço da empresa em aprimorar suas avaliações, exigindo cada vez mais de seu produto, promovendo o verdadeiro melhoramento genético da raça.

Nos meses de Abril e Junho deste ano, foi realizada a desmama. No total, foram desmamados 674 bezerros, 344 machos e 330 fêmeas. Informações como: taxa de desmama, peso médio, idade média de desmame, entre tantas outras, estão disponíveis no anexo "Informativo Desmama" abaixo desta notícia. Toda a informação coletada na desmama tem uma importância muito grande não apenas como critério de seleção dos próprios bezerros, mas também como base para o descarte de vacas improdutivas e como fator de decisão para a aquisição das doses de sêmen que serão utilizadas na próxima estação de monta.

No mês de setembro, foi realizada a avaliação de sobre ano do rebanho de bezerros e bezerras da Sapé, resultando em 95 touros selecionados entre os 306 machos avaliados. Desses 95 animais, 15 serão incorporados ao rebanho de reprodutores da fazenda, graças às características apresentadas, sendo utilizados no repasse ainda em 2014 e em 2015 e comercializados em 2016, já com seus filhos avaliados. Já as fêmeas avaliadas, totalizaram 277 animais, sendo que dessas, 240 irão ingressar no rebanho de matrizes da Sapé, entrando em reprodução no mês de outubro, quando completam 13 meses. Dessas 240 fêmeas 97 foram classificadas como TOP ou Excelente no programa GenePlus da EMBRAPA.

A Sapé avalia o desenvolvimento de sua genética através de alguns indicadores definidos pela gestão. O controle desses indicadores permite a empresa mensurar seu desempenho, buscando intervir no processo de melhoramento, para que consiga gerir a atividade com maior competência.

No arquivo anexo "Informativo Avaliação de Sobreano" pode-se observar o desenvolvimento desses indicadores da safra passada (quando começaram a ser calculados) para a safra atual, além do anexo a respeito da desmama.

Notícias Relacionadas

Sapéagro

ROD MS 462 KM 15, s/n | Zona Rural - 79150-000 | Maracaju - MS

Desenvolvido por: Youzoom Soluções Web