A adubação é um processo que visa nutrir as plantações com os nutrientes essenciais para seu crescimento, fundamental para aumentar a produtividade e, com isso, melhorar a lucratividade.
Para o desenvolvimento saudável de culturas, as plantas retiram do ar carbono, oxigênio e hidrogênio e os demais nutrientes necessários, são absorvidos do solo pelas raízes. No entanto, os solos de maneira geral não possuem a quantidade ideal de nutrientes, por isso, é necessário fazer uma complementação.
Com relação ao manejo de fertilidade na fazenda, adotamos o conceito de adubação de sistema, deixando de olhar individualmente para cada cultura e passando a focar no sistema de produção estabelecido (soja + milho e brachiaria / soja + pastagem de inverno / soja + aveia - dependendo do sistema estabelecido).
Essa forma de olhar o sistema permite otimizar e padronizar os manejos de fertilidade e, aliada ao uso da agricultura de precisão (análise de solo constante e sistematizada, mapas de aplicação de taxa variável, entre outros), favorece a aplicação do recurso financeiro de maneira otimizada para maximização do resultado.